Anúncios

Avaliação dos Tipos de Risco na Prevenção e Controle de Perdas em Mercadorias

Os tipos de risco que podem afetar os produtos e processos são classificados em :

—Mecânicos: Quando são resultantes de vibração trepidação ,frenagem ,compressão ,oscilações, atritos e impactos dos equipamentos de transporte movimentação e estocagem .

—Físicos: Quando ocasionados pelo manuseio ,transporte, movimentação  ,uso de equipamentos de movimentação e estocagem inadequadas ,incluindo empilhamentos e armazenagem de forma errônea.

—Químicos : Causados por ações químicas que alteram as características das mercadorias  ,tais como cor e o sabor em alimentos ,combustão ,espontânea.

—Climáticos: Resultantes de ação dos agentes ambientais externos calor ,frio, condensação (sereno) salinidade ,umidade dor ar .

—Contaminantes : provenientes de infestações de agentes vetores baratas /fungos e  bactérias.

—Humanos :Causados por  imperícia ,imprudência , negligencia por roubo  furto .

Vício próprio: Esta relacionado às características da própria carga  e ao tipo de embalagem que lhe foi conferida. Exemplos cargas a granel como farelo ou soja de milho ou carvão mineral ao serem manipulados ,sofrem perdas significativas ;cargas liquidas álcool e a gasolina que ,mesmo em recipientes fechados ,liberam vapores e perdem volume ao serem transportados.

Imponderáveis : Decorrentes de acidentes ou causados por atos da natureza ,tais como raios tempestades ,furacões ,ou ainda ,fortunado mar ( quando ocorre transporte marítimo ).

Anúncios

“Blog Logística na Veia”

Olá sou o Professor e palestrante Afonso Ivens, graduado em Logística Empresarial, MBA em Gestão Empresarial – Universidade do Grande Rio Docência do Ensino Superior FGV. Trabalhei no SENAI/SENAC RJ, ministrando, elaborando aulas de nos cursos de logística e Administração nos níveis técnico, cursos livres e aprendizagem. Mas ao longo da minha carreira profissional realizei, trabalhos na área de movimentação e transporte de cargas, manutenção preventivas e corretivas de maquinas pesadas e participado de grandes projetos nacionais como reforma do alto forno 3 (CSN, Volta redonda RJ 2001) reforma do alto forno 2 Cosipa Cubatão SP (2002), e entre tantos outros aqui não mencionados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: