Anúncios

Conceito da classificação ABC

A classificação ABC dos materiais é método de controle criado na Itália por Walfredo Paretto , em meados do século XIX, com  finalidade de medir a distribuição de renda da população no país .Esse método revelou  que poucos indivíduos concentravam  a maior parte das riquezas existentes .

Nas organizações o método da curva ABC é muito utilizado para a administração de estoques ,más também para a definição de politicas  de vendas ,para estabelecimento de prioridades ,para a programação da produção ,entre outras aplicações.

O método determina os pontos básicos merecedores de atenção especial.

Grupo A; de itens mais importantes que devem ser tratados com uma atenção bem especial pela administração, pois apesar de um pequeno número de itens, totaliza uma grande porcentagem do valor requisitado. São os itens mais caros e importantes, que exigem uma atenção especial. Correspondem a 20% do total dos itens.

Grupo B ;e o grupo de itens em situação intermediaria entre classes A e C. Os itens deste grupo também merecem atenção pela sua relativa importância ,pois constitui uma razoável porcentagem do valor monetário do estoque ,correspondem a uma importância media de 30% do total dos itens.

Grupo C; diferentemente do grupo A, o grupo C é constituído por um número grande de itens, mas itens baratos. Totalizam uma pequena porcentagem do valor total do estoque. São itens que merecem pouca atenção individualizada, geralmente são tratados por sistemas automatizados. Lembrando que estes itens correspondem a 50% do total dos itens do armazém.

Anúncios

“Blog Logística na Veia”

Olá sou o Professor e palestrante Afonso Ivens, graduado em Logística Empresarial, MBA em Gestão Empresarial – Universidade do Grande Rio Docência do Ensino Superior FGV. Trabalhei no SENAI/SENAC RJ, ministrando, elaborando aulas de nos cursos de logística e Administração nos níveis técnico, cursos livres e aprendizagem. Mas ao longo da minha carreira profissional realizei, trabalhos na área de movimentação e transporte de cargas, manutenção preventivas e corretivas de maquinas pesadas e participado de grandes projetos nacionais como reforma do alto forno 3 (CSN, Volta redonda RJ 2001) reforma do alto forno 2 Cosipa Cubatão SP (2002), e entre tantos outros aqui não mencionados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: