Anúncios

Operações De Transporte

Operações De Transporte

De uma maneira bastante simples, podemos dizer que a operação da frota consiste na gestão e planejamento das operações de coleta e entrega de mercadorias. Logicamente, para efetuar essas duas tarefas precisamos passar por outras, tais como: carga, descarga, roteirização e despacho de veículos, alocação e programação de motoristas etc…Agora veremos mais em detalhes as operações de roteirização e despacho.Para desenvolvermos esses dois conhecimentos, vamos supor que a nossa empresa seja uma transportadora de cargas (ela poderia ser uma distribuidora de produtos que possui frota própria, entre outras alternativas possíveis) que possui um depósito ou um terminal a partir do qual ela distribui os produtos a seus clientes localizados em uma determinada área urbanaVeja o esquema representado a seguir:

De que forma a transportadora atenderia aos clientes localizados na zona (região) de distribuição?

Há várias maneiras:

Um veículo atende a um único cliente e volta ao depósito após a entrega. Isso é recomendável quando a mercadoria solicitada pelo cliente preencha uma carga completa.

Um veículo carrega a mercadoria de diversos clientes e após a visita para entrega do produto a todos os clientes retorna ao depósito.

Diversos veículos são utilizados para realizar a distribuição de mercadorias, com cada um dos caminhões levando a carga de um determinado número de clientes. Todos os caminhões voltam ao depósito após realizarem as operações de distribuição aos clientes.

Qual alternativa a empresa adotará para fazer a distribuição dos produtos aos clientes? Em princípio não há uma resposta válida para todas as situações de distribuição ou coleta de mercadorias encontradas na prática. Cada caso deve ser estudado para encontrarmos a melhor solução para o problema.Uma das práticas utilizadas para o planejamento das visitas aos clientes para entrega ou coleta de mercadorias é a roteirização.

Mas o que é roteirização?

Nos setores de transporte e logística a roteirização é entendida como um método de busca da melhor sequência de visitas a um determinado número de clientes no interior de uma zona de coleta ou de distribuição. Entende-se por sequência, a ordem estabelecida para as entregas ou coletas, como por exemplo, a sequência 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6, para atender aos 6 clientes da figura anterior. Poderia, talvez, ser melhor utilizarmos a sequência 2 – 4 – 5 – 3 – 6 – 1, ou qualquer outra sequência, combinando os seis clientes.

Poderíamos ainda estabelecer duas entregas, dividindo três clientes para cada caminhão. O que se quer dizer é que o número de alternativas para se realizar a roteirização é grande, pois podemos combinar os seis clientes da zona de distribuição de diferentes formas para estabelecermos os roteiros de entrega de mercadorias.

Sintetizando, a roteirização é o processo de determinação das sequências otimizadas de entregas ou coletas de mercadorias aos clientes.

Por que a roteirização deve ser uma sequência otimizada de visitas?

Para podermos realizar os serviços com os menores custos possíveis e para realizá-los com a qualidade exigida pelos clientes ou usuários do serviço.

Assim, a roteirização procura:

reduzir as distâncias percorridas para realizar as tarefas;

reduzir o tempo para realizar as tarefas;

otimizar o uso dos veículos (peso, volume, horas de utilização);

racionalizar o uso da mão-de-obra (motoristas e ajudantes);

servir como subsídio para o dimensionamento da frota.

Assim, o problema da programação da roteirização envolve a definição dos seguintes pontos, entre outros:

  1. a determinação do número de veículos necessários para realizar os serviços;
  2. as capacidades (peso e volume) dos veículos;
  3. os diversos pontos de parada (clientes) para coleta ou entrega de produtos;
  4. a sequência das paradas para coleta ou entrega das mercadorias;
  5. a quantidade de produto a ser entregue para cada cliente;
  6. a localização exata de cada cliente na região de distribuição ou coleta;
  7. as distâncias entre os diversos clientes e entre estes e o depósito.

Agora convido a você a pensar !!!!

Mas como devemos fazer para saber qual é o melhor ou quais são os melhores roteiros para uma determinada empresa coletar ou distribuir produtos em uma região para diversos clientes?

Venha participe deixe aqui sua opinião .

 

Anúncios

“Blog Logística na Veia”

Olá sou o Professor e palestrante Afonso Ivens, graduado em Logística Empresarial, MBA em Gestão Empresarial – Universidade do Grande Rio Docência do Ensino Superior FGV. Trabalhei no SENAI/SENAC RJ, ministrando, elaborando aulas de nos cursos de logística e Administração nos níveis técnico, cursos livres e aprendizagem. Mas ao longo da minha carreira profissional realizei, trabalhos na área de movimentação e transporte de cargas, manutenção preventivas e corretivas de maquinas pesadas e participado de grandes projetos nacionais como reforma do alto forno 3 (CSN, Volta redonda RJ 2001) reforma do alto forno 2 Cosipa Cubatão SP (2002), e entre tantos outros aqui não mencionados.

2 comentários em “Operações De Transporte

  • 5 05UTC agosto 05UTC 2017 em 15:24
    Permalink

    A decisão envolverá diversas decisões a serem tomadas, que se darão em função da natureza da carga, perfil dos consumidores, nivel de serviço exigido, concentração urbana existente, restrições ao tráfego, entre outras. Parabéns pela postagem e siga contribuindo para o crescimento da logística.

    Resposta
    • 6 06UTC agosto 06UTC 2017 em 12:00
      Permalink

      Mestre muito obrigado,quero deixar claro que o senhor também e membro deste canal e sugestões e comentários da sua pessoal aqui serão sempre bem vindas.

      Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: