Anúncios

PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS NA LOGÍSTICA

O que são perdas na em uma empresa? Quais os locais que você considera mais crítico para ocorrer perdas de mercadorias? Quais são os tipos de perdas que podem acontecer na sua empresa? Quais são os tipos de perdas que ocorrem no estoque de mercadorias?

Era dia 29 de novembro de 2016 uma terça feira o Brasil acordará em choque com a seguinte noticia avião com equipe da chapecoense cai na Colômbia e deixa mortos!!!Àquela hora todos nos perplexos com o noticiário nos perguntávamos o que havia provocado aquela tragédia, e o resto da história todos nós já conhecemos hoje.Más sera  a falta de combustível o responsável pela queda do avião !! Foi por falta de combustível sim, más essa falta em sim a responsável pela queda. Na logística podemos dizer que houve uma grande falha na prevenção e controle de perdas , e sim por parte da equipe que planejou aquela viagem, não parando para fazer o reabastecimento da aeronave deixando de lado os possíveis imprevistos. Na atividade Logística moderna as ocorrências de perdas são ocasionadas pelos mais diversos fatores constitui-se em um grande problema cujo maior impacto é a elevação de custos, impactando preços finais de produtos e/ou serviços.A prevenção de perdas é um conjunto de medidas cujo objetivo é impedir ou minimizar os prejuízos que uma empresa sofre ao longo de suas operações administrativas e produtivas, bem como reduzir a frequência destas ocorrências e abrandar os efeitos dos danos causados. Não importa o tamanho da empresa, o dano sempre estará presente.

Exemplos de tema abordado:

  • Estoque físico não bate com o contabilizado.
  • Ausência de controle de mercadorias avariadas para trocas.
  • Falta de lançamentos no sistema.
  • Falta de controle e segurança em relação a furtos.
  • Falta de rotinas que medem e controlam as perdas.
  • Funcionários desconhecem os controles de perdas na empresa.
  • Falta de organização.

Para o gerenciamento de um negócio é necessário que haja elaboração de informações. São elas que dão respaldo à tomada de decisão. Estabelecer parâmetros para a produção de informações e facilitar o fluxo destas para os diversos públicos interessados passam a ser elementos importantes para a sobrevivência empresarial, pois, constituir uma base de informações é construir uma base para a tomada de decisão.

A informação é a matéria-prima essencial ao processo de tomada de decisão. São informações preciosas no processo de tomada de decisão: o modo como estão se desenvolvendo as atividades; os resultados (parciais ou totais); desvios relevantes na condução dos trabalhos; fatores externos que possam impactar o processo operacional, ou parte dele. Relatórios de gestão são a consolidação das informações de forma estruturada e organizada de forma a possibilitar alimentação do processo de tomada de decisão.

Exemplo de relatório gerencial

  • Índice de aproveitamento da frota;
  • Custo do frete por unidade expedida;
  • Entregas realizadas no prazo;
  • Índice de não conformidades;
  • Índice de retornos de entregas;
  • Acurácia da documentação de entregas;
  • Tempo médio de atendimento a pedidos;
  • Índices de avarias;
  • Reclamações de clientes;
  • Custo por veículo.

Voltando ao começo ,oque aprendemos com acontecimentos  como esse  do voo da LAMIA  e tantos outros aqui não mencionados!!!! Para que possamos melhorar  a logística  na empresa a qual trabalhamos.

Fonte:

http://g1.globo.com

NOVES, Antonio, Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação  Terceira Edição.São Paulo:Elsevier,2007.

Anúncios

“Blog Logística na Veia”

Olá sou o Professor e palestrante Afonso Ivens, graduado em Logística Empresarial, MBA em Gestão Empresarial – Universidade do Grande Rio Docência do Ensino Superior FGV. Trabalhei no SENAI/SENAC RJ, ministrando, elaborando aulas de nos cursos de logística e Administração nos níveis técnico, cursos livres e aprendizagem. Mas ao longo da minha carreira profissional realizei, trabalhos na área de movimentação e transporte de cargas, manutenção preventivas e corretivas de maquinas pesadas e participado de grandes projetos nacionais como reforma do alto forno 3 (CSN, Volta redonda RJ 2001) reforma do alto forno 2 Cosipa Cubatão SP (2002), e entre tantos outros aqui não mencionados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: