Anúncios

COMO É REALIZADO O ABASTECIMENTO DE AERONAVE?

Para ajudar você a entender melhor como funciona o processo de abastecimento de aeronaves, vamos conversar nesse post sobre cada uma de suas etapas e quais os equipamentos específicos utilizados. Entenda:

Como é realizado o abastecimento de aeronaves?

As aeronaves precisam ser abastecidas antes de cada voo com querosene de aviação (JET A-1), combustível utilizado com motores à turbina, seja jato-puro, turboélices ou turbofans.

Para saber a quantidade de combustível necessária para o abastecimento de aeronaves, é necessário fazer um cálculo com base em uma série de variáveis, como:

  • Número de passageiros e tripulantes;
  • Distância do voo (horas);
  • Peso do veículo aéreo;
  • Peso da carga total (carga normal, cozinha e alimentação).

Além disso, é sempre importante adicionar uma quantidade de combustível de segurança, caso a aeronave não consiga abastecer na próxima parada esperada.

O extremo cuidado durante o abastecimento de aeronaves é necessário devido ao risco de contaminação, uma vez que combustíveis contaminados ou adulterados podem causar falhas no motor e acidentes aéreos.

O que são as Unidades de Abastecimento de Aeronaves (UAA)?

A escolha das Unidades de Abastecimento de Aeronaves (UAA) adequadas para a função são essências para garantir a segurança do abastecimento e a qualidade do combustível. Existem dois tipos principais de UAAs: o Caminhão Tanque Abastecedor (CTA) e o Servidor de Hidrantes (SRV). Vamos entender a seguir quais são as diferenças entre eles:

O Caminhão Tanque Abastecedor (CTA)

O Caminhão Tanque é um veículo constituído de tanque sobre chassi, carretéis de mangueira e sistemas de bombeamento, filtragem, medição e controles, destinado a transportar combustível do parque de abastecimento de aeronaves (PAA) até a aeronave e efetuar seu abastecimento.

O Servidor de Hidrantes (SRV)

O SRV é outro tipo de veículo de abastecimento de aeronaves, que realiza a mediação entre uma rede de hidrantes de combustível e o veículo aéreo. Essa rede é, em geral, composta por tanques, bombas e filtros, que se conectam por tubulações até o pátio onde estacionam os aviões.

A função do Servidor de Hidrantes é filtrar, medir e transferir o combustível entre a rede e a aeronave.

Cuidados a serem tomados na hora do abastecimento

Dois cuidados são essenciais para garantir o grau de pureza necessário do combustível com o qual a aeronave está sendo abastecida: o laudo de qualidade, emitido pela empresa de abastecimento, e o teste de pureza, que confirma alguns minutos antes do início do processo que o combustível não está contaminado nem por água e nem por materiais particulados.

Por isso é importante se certificar que todas as etapas do abastecimento de aeronaves estão sendo feitas da forma adequada, desde a escolha da empresa abastecedora, até a qualidade das Unidades de Abastecimento de Aeronaves escolhidas.

Anúncios

“Blog Logística na Veia”

Olá sou o Professor e palestrante Afonso Ivens, graduado em Logística Empresarial, MBA em Gestão Empresarial – Universidade do Grande Rio Docência do Ensino Superior FGV. Trabalhei no SENAI/SENAC RJ, ministrando, elaborando aulas de nos cursos de logística e Administração nos níveis técnico, cursos livres e aprendizagem. Mas ao longo da minha carreira profissional realizei, trabalhos na área de movimentação e transporte de cargas, manutenção preventivas e corretivas de maquinas pesadas e participado de grandes projetos nacionais como reforma do alto forno 3 (CSN, Volta redonda RJ 2001) reforma do alto forno 2 Cosipa Cubatão SP (2002), e entre tantos outros aqui não mencionados.

3 comentários em “COMO É REALIZADO O ABASTECIMENTO DE AERONAVE?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: