Anúncios

A LOGÍSTICA E SUA FUNÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Desde a antiguidade, quando os líderes militares utilizavam, um grupamento especializado para tramar suas guerras. Ao decidir andar com suas tropas acompanhando um determinado planejamento militar, os generais precisavam ter sob seus comandos, uma equipe que providenciasse a movimentação na hora certa, de munição, acampamentos, equipamentos e socorro médico para o campo de batalha.

Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino, os grupamentos com o título de logística eram os responsáveis para executar essas tarefas. De acordo com Novaes (2007, p.32), por se tratar de um serviço de apoio, sem o glamour da estratégia bélica e sem o prestigio das batalhas ganhas, os grupos logísticos militares trabalhavam em silencio, na retaguarda.

A partir da segunda guerra mundial, a logística passou a exercer uma arma estratégica na criação de valor, para produtos e serviços, por afetarem os índices de preços, custos financeiros, produtividade, custos de energia e satisfação dos clientes.

Segundo Ballou (2007, p.38). A logística empresarial tem como objetivo prover o cliente com níveis de serviço desejados. A meta do nível de serviço logístico é providenciar bens ou serviços corretos no lugar certo, no tempo exato e na condição desejada ao menor custo possível. Isto e conseguido através da administração adequada das atividades- chave da logística –transporte, manutenção de estoques, processamento de pedido e de várias atividades de apoio adicionais.

De acordo com Ballou (2007, p.24), atividades como, manutenção de estoque processamento de pedidos e transportes são consideradas atividades essenciais para coordenação e o comprimento da tarefa logística e por contribuírem com a maior parcela do seu custo.

Manutenções de Estoques. Na maioria das vezes não é possível produzir o produto e entregar ao mesmo tempo para o cliente, o mesmo age como amortecedor entre oferta e demanda.

Processamentos de Pedidos. Os seus custos tende a ser menores quando comparado aos custos do transporte e manutenção de estoques. Sua importância se dar por determinar o tempo para entregar o produto ao cliente.  E também a atividade primaria que inicia a movimentação dos produtos e entrega dos serviços.

Transportes. Para a maioria das firmas é atividade logística mais importante simplesmente porque ela absorve em média, de um, a dois terços dos custos logístico, fazendo necessário o uso de um bom sistema de transporte para levar bens ou serviço produzidos no lugar certo e no tempo exato na condição desejada ao menor custo possível, atendendo as exigências de prazo e lugar. Percebe – se assim que a logística entra em diversos ambientes da organização, onde é necessária que esta seja bem desenvolvida para o bom andamento das atividades, com os processos produtivos muitos parecidos nos dias atuais.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: